Em nosso 4º seminário, que já se tornou uma referência no calendário de eventos sobre previdência, promoveremos debates e reflexões sobre o tema Inovação e sustentabilidade na Previdência Privada: preparação para uma população 100+, bem como seus impactos e desdobramentos para o nosso segmento.
A edição de 2025 segue a mesma fórmula de sucesso das edições anteriores: a APEP e o IPCOM fortalecem a parceria na organização do evento para trazer palestrantes renomados, autoridades do governo e grandes especialistas do setor, que participarão de diversos painéis para debater ideias inovadoras e tendencias sobre o tema principal do seminário.
Esta é uma ótima oportunidade para você aprofundar seu conhecimento, participar de debates de grande valor e expandir seu networking. Um ambiente de alto nível para gerar novos negócios e fortalecer relacionamentos entre as diferentes entidades e players do setor de previdência complementar privada.
A APEP e o IPCOM apoiam o Projeto Plantar, que organiza uma teia de plantio de árvores nativas em áreas degradadas ou de alta fragilidade ambiental.
Nas edições passadas do Seminário, já foram plantadas centenas de árvores.
O Certificado Verde (pessoa jurídica) comprova um sequestro de carbono de 37,7 ton/CO2 e cada Certidão Verde (pessoa física) comprova um sequestro de carbono de 188,5 Kg/CO2, ambos em um período de 20 anos.
Deixamos aqui algumas informações e dicas para você aproveitar o evento da melhor maneira possível:
1. A participação no evento contará crédito no PEC IPCOM (8 pontos) e no PEC ICSS (4 pontos). Para que esse crédito seja devidamente contabilizado, preencha corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assista a todos os painéis do Seminário.
2. O almoço e coffee breaks estão incluídos no valor da inscrição e acontecerão no próprio local do evento.
3. Assim que você chegar, dirija-se à recepção e faça o seu credenciamento para evitar atrasos. O evento começará pontualmente.
4. Considere a melhor opção de transporte para chegar ao evento sem contratempos. Verifique previamente as rotas e o trânsito para evitar atrasos. Se optar pelo transporte próprio, há um estacionamento ao lado do local do evento, porém as vagas são limitadas. Por isso é bom ter à mão outras opções nas proximidades. Recomendamos o uso de transporte por aplicativo ou táxi.
5. Certifique-se de conhecer bem a localização do evento e planeje sua chegada com antecedência, para que você tenha tempo de realizar o credenciamento antes do início do primeiro painel.
Se tiver alguma dúvida, fale conosco.
Sim. O evento contabilizará crédito no PEC IPCOM (8 pontos) e no PEC ICSS (4 pontos). Contudo, para que esse crédito seja devidamente considerado, você precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a toda a programação.
Não. A organização do evento irá enviar a lista dos participantes efetivos diretamente para o ICSS.
O evento, que acontece em 13 de maio, no Bisutti Traffô, em São Paulo, será feito exclusivamente no modelo presencial.
Profissionais de entidades, instituições ou empresas associadas à APEP ou ao IPCOM têm cotas de inscrições gratuitas. Quando essas cotas se esgotarem, haverá necessidade de pagar a inscrição.
Não. O Seminário será aberto para participação de profissionais que queiram discutir as últimas tendências e desenvolvimento do setor de previdência complementar no Brasil. Para participar, basta efetivar a inscrição paga.
Estão incluídos no valor da inscrição o acesso ao Seminário, material dos patrocinadores, coffee breaks, e almoço.
Você pode substituir ou cancelar a sua inscrição até 5 de maio de 2025. Após essa data, a sua inscrição será considerada definitiva, sem a possibilidade de substituição ou devolução do valor pago.
Há um estacionamento ao lado do local do evento, porém as vagas são limitadas. Recomendamos o uso de transporte por aplicativo ou táxi.
No caso das inscrições pagas, você pode fazer o pagamento instantâneo, por meio de cartão de crédito, ou fazer o pagamento faturado para a sua empresa, entidade ou instituição. Se você tiver alguma dúvida sobre pagamentos, fale com a Secretaria da APEP: secretaria@nova-apep.org
Não é possível fazer o pagamento por meio de boleto bancário.
Referência global em envelhecimento e promoção da saúde ao longo do curso de vida, com quase 50 anos de trabalho dedicado ao tema e 20 anos desde o marco político do Envelhecimento Ativo.
Médico gerontólogo e professor, é pioneiro no estudo do envelhecimento populacional e um dos maiores ativistas globais em políticas intersetoriais de saúde, direitos humanos e cuidados na velhice.
Entre 1995 e 2008, dirigiu o Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, onde liderou a criação e disseminação do conceito de Envelhecimento Ativo. Antes disso, lecionou nas Universidades de Londres e Oxford, no Reino Unido, e tem atuado como consultor e palestrante junto a organizações governamentais e não-governamentais em escala mundial.
Seus principais temas de pesquisa incluem as implicações do envelhecimento populacional para a saúde pública, a promoção de um envelhecimento saudável e sustentável, e os desafios da longevidade em um mundo em transformação.
Profissional com mais de 20 anos de experiência em Organizações Privadas e Públicas, no âmbito acadêmico e corporativo, atuando como Diretor Executivo e Institucional, com solido conhecimento em Previdência, Finanças, Riscos, Compliance e Supervisão dos Mercados Financeiros.
Doutor em Demografia pelo CEDEPLAR/FACE/UFMG (2005), bacharel em Ciências Econômicas com extensão universitária pela FACE/UFMG (1995). Possui mestrado profissional, nível MBA, em Atuária e Finanças pela (FIPECAFI/FEA) da USP-Universidade de São Paulo (2000).
Atuou como Assessor Especial na área financeira, mercado de capitais, (re) seguros, previdência social e privada da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda.
Atuou como Economista (CRE/MG nº 4671.1) do DIEESE (1995-2003), em Belo Horizonte-MG.
Foi Conselheiro da ABRAPP/Associação Brasileira de Fundos de Pensão (2014-2016) e Presidente/Membro titular do COREMEC/Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais e Seguros e Previdência (2006-2010).
É autor do livro “A demografia dos fundos de pensão”, da coleção MPS, 2007.
Foi professor de pós-graduação em Previdência Complementar pela UDF, FGV-DF e CESUSC- SC. (de 2010 a 2019) e de graduação em cursos de Economia e Comércio Exterior (de 2000 a 2002).
Casado e pai. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes – Centro, com especialização em Direito da Economia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, MBA em Administração e Finanças pela UNINTER e extensão no ISE Business School em Programa Líderes em Desenvolvimento. Funcionário do Banco do Brasil desde 1988, tendo ocupado diversos cargos no Rio de Janeiro e em Brasília. Entre 2014 e 2022 atuou na Diretoria de Governo e na Unidade Estratégica de Negócios com Setor Público como responsável pelas áreas de Banco e Comércio Eletrônico, Fundos de Investimentos e RPPS e Operações de Crédito com Setor Público. No Governo Federal exerceu as funções de Assessor Especial do Ministro do Trabalho e Emprego, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministro Interino do Trabalho e Emprego, Presidente do Conselho Curador do FGTS, membro do Conselho de Administração da Empresa de Tecnologia das Informações da Previdência Social – DATAPREV, membro dos Conselhos Fiscal e Deliberativo de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.
Guilherme Campelo é advogado graduado em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO). Foi candidato a Vice-Governador do DF e candidato à presidência da OAB/DF. Além disso, foi Presidente da Comissão de Direito Tributário da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e membro da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB/DF.
Mestre em Economia Política pela PUC/SP e Pós-Graduado no Curso de Extensão em Previdência Complementar da PUC/RJ. Trabalhou como Assessor de Diretoria de Investimentos em Holding de Investimentos por cinco anos. E também, em duas das maiores Entidades de Previdência Complementar do Brasil por treze anos, atuando como Gerente de Participações Mobiliárias (carteiras de longo prazo das EFPC, como private equity, ações e imóveis).
Foi membro de Conselho de Administração e Fiscal de diversas companhias listadas, de 2006 a 2016, nos setores de Óleo e Gás, Energia, Telefonia, Logística, etc. Foi membro de diversas Comissões Técnicas da ABRAPP, tais como: controles Internos, Gestão Corporativa, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade. Além disso, foi Economista do DIEESE (1993 a 2003).
Adacir Reis é advogado e sócio do Escritório Adacir Reis Advocacia, sediado em Brasília.
Foi Secretário de Previdência Complementar e membro titular do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNPS) e Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
Autor de vários livros, dentre eles Curso Básico de Previdência Complementar (Editora RT).
Foi membro da Comissão de Juristas do Senado Federal para a Reforma da Lei da Arbitragem e criação do Marco Legal da Mediação.
É presidente do Instituto San Tiago Dantas de Direito e Economia.
Doutora em Direito. Professora. Sócia do escritório Raeffray Brugioni Advogados. Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora dos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Diretora vice-presidente do IPCOM- Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar. Membro Titular da CRPC – Câmara de Recursos da Previdência Complementar. Diretora Científica e membro da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social. Vice -Presidente da Comissão Especial de Previdência Complementar da OAB/SP. Membro designado pela Secção de São Paulo para representar o Estado de São Paulo na Comissão de Previdência Complementar da OAB Nacional. Membro da CMCA – Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da PREVIC. Profissional certificada pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social. Membro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Profissional certificada em segurança da informação e proteção de dados. Especialista em direito digital e privacidade. Membro do IAPP - International Association of Privacy Professionals. Árbitra e sócia da CAMES - Câmera de Mediação e Arbitragem. Autora de diversos livros e artigos.
Advogada formada pela Universidade de São Paulo em 1972; sócia do escritório PAGLIARINI ADVOGADOS; consultora de Entidades Fechadas de Previdência Complementar; certificada pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social– ICSS desde 2010; árbitro da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem– CMCA, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar– PREVIC; membro do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar– IPCOM; instrutora de cursos da UNIABRAPP– Universidade Corporativa da Previdência Complementar; colaboradora do Instituto Connect de Direito Social– ICDS; instrutora de cursos da Way Educação; presidente da Comissão Especial de Previdência Privada da OAB/SP (2022-2024 e 2025-2027); tutora e palestrante de seminários e cursos sobre previdência complementar, governança corporativa, ética e controle de riscos; autora de diversos artigos especializados e do livro “ Manual de Práticas e Recomendações aos Dirigentes e Conselheiros das Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, 5ª edição, 2021; foi sócia majoritária do escritório Pagliarini e Morales Advogados Associados (1998-2024); foi membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da OABPrev São Paulo (2006 a 2020); foi membro do Conselho da Carteira de Advogados do IPESP- Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo; foi coordenadora da Comissão de Ética do Sistema ABRAPP/ SINDAPP (2017 a 2022).
Formado em economia pela PUC-RJ, iniciou no mercado financeiro em 1994 no Opportunity Asset Management, onde exerceu funções nas áreas de controle e risco até 1997, quando passou a fazer a gestão dos fundos de renda fixa e multimercados até 2000. Após esse período, integrou os times de tesouraria do Bank of America e JP Morgan, como responsável pelas mesas de juros e cupom cambial para os livros proprietários e de clientes. Voltou à gestão de fundos como sócio na Quest e, posteriormente, na Mauá concentrando o foco em renda fixa e moedas. Em 2010, se associou à Opus como CIO, cargo que exerceu por 3 anos.
A última experiência profissional foi na Sulamerica, onde atuou na gestão dos fundos de renda fixa e multimercados por quase 7 anos. Especialista em Brasil e moedas, faz uso intensivo de estratégias de valor relativo em juros e cupom cambial, bem como posicionamento direcional nas diversas classes de ativo utilizadas pelo produto.
George é Sócio e Head de Product Distribution de Vinci Compass. Antes de ingressar na empresa, trabalhou por 5 anos na Aberdeen Standard Investments como diretor responsável pelo Desenvolvimento de Negócios no Brasil. Também atuou na Claritas Investimentos (Principal), ingressando em 2008 e deixando a empresa como Diretor responsável pela distribuição de negócios locais através de intermediários. Sua experiência inclui funções na JP Morgan de Londres, Nomura e Kipany no Brasil. Atualmente, também é membro do Comitê de Finanças e Investimentos da Umane, antiga Associação Samaritano, uma organização filantrópica brasileira focada na promoção à saúde e prevenção de doenças no país.
George é bacharel em Economia pela Universidade de Nottingham, Reino Unido.
Gestor de Alocação de Fundos, ingressou na SAM em 2019, atuando anteriormente na Lifetime Asset Management, Constância Investimentos e Bradesco Asset Management, é graduado em Administração de Empresas e Economia pelo Insper, e possui Mestrado em Economia pela mesma instituição.
É Presidente da APEP (Associação dos fundos de pensão e patrocinadores do setor privado); Diretor Geral da Fundação Itaúsa; Membro das Squads da APEP e da comissão de governança da Abrapp, foi membro do conselho fiscal da Abrapp, Sindapp, ICSS e Uniabrapp e participou da Comissão de Reorganização Societária do CNPC e da Comissão Mista de Autorregulação da Abrapp.
Bacharel em Ciências da Computação pela FASP, com Pós-Graduação em Seguros e Previdência Privada pela Universidade Mackenzie e MBA Controller pela FEA/USP, também é Técnico em Contabilidade.
Participou de vários cursos no Brasil e no exterior voltados à previdência e de vários fóruns como palestrante e debatedor.
Graduado em Tecnologia da Informação, com pós-graduação em Administração e Marketing e MBA Executivo pelo IBMEC São Paulo. Conselheiro de Administração formado pelo IBGC (2011).
Possui 38 anos de experiência nos setores industrial, de serviços e varejo farmacêutico, sendo 19 anos dedicados à liderança em Sustentabilidade em grandes organizações. Atualmente, é sócio-diretor da MR Consultoria, atuando como consultor especializado no desenvolvimento da agenda ESG, governança corporativa e compliance nas organizações. É instrutor e coordena o curso ESG na Prática do IBGC, e já contribuiu como membro independente de comitês de compliance e consultor em relações institucionais e governamentais.
Desenvolveu atividades de apoio à indústria brasileira como conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da CNI, diretor de Meio Ambiente da FIESP e diretor de Sustentabilidade da Abinee. É professor no ISAE/FGV-PR e na FGV Management.
Além disso, colaborou ativamente para o desenvolvimento do Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU.
Mestre em Controladoria e Finanças (FIPECAFI), Pós-graduação em Economia (UNICAMP), Pós-graduação em Administração Financeira (FGV), Graduado em Ciências Contábeis (Mackenzie-Rio). Professor em Cursos de Pós Graduação e MBA, Educação Executiva e treinamentos “In Company”. Possui 30 anos de experiência profissional nas áreas financeira, controladoria, previdência, seguros e mercado de capitais adquiridos em Big Four, empresas multinacionais e Fundos de Pensão. Atualmente é Consultor Sênior da NETInvest, Membro do Conselho Deliberativo do IPCOM atuando em consultoria nos mercados de Previdência Privada, Fundos Patrimoniais (Endowments Funds) e Finanças Comportamentais
Formação: Contador com certificação internacional para IFRS pelo ICAEW (2012); Certificado com ênfase em Administração pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS (desde 2011).
Experiência profissional: Foi Superintendente de Controladoria responsável pela consolidação das demonstrações contábeis da Itausa e do Itaú Unibanco (1979/2019); Foi Diretor de Fundações gestoras de atividades sócio culturais do conglomerado Itaú, Fundação Itaú Social, Fundação Saúde Itaú e Fundação Itaú Clube (até 2022); É Diretor Presidente da Fundação Itau Unibanco Previdencia Complementar (atual)
Institucional: Foi Diretor da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa – Abrapp (1990/1995 e de 2002 a 2007); Foi Diretor da Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado - APEP (2020/2022); É Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementa – Abrapp; Foi Membro da Câmara de Recursos da Previdência Complementar - CRPC (2002/2007); Foi Membro do antigo Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC (2002/2010); Foi Membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar - CNPC (2010/2014); É Membro suplente do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC (atual)
Thereza Moreno é graduada em Ciências Atuariais pela UFRJ com MBA em Finanças Corporativa pelo IBMEC-RJ e pós-graduação pela FGV-RJ em Investimentos e Riscos. Certificada como Conselheira Fiscal pelo IBGC. Atua no mercado Segurador Brasileiro há 33 anos tendo ocupado cargos de liderança C-level, como CFO, Vice presidente Atuarial e de Riscos. Atualmente é Presidente do comitê de auditoria da Munich Re Resseguradora do Brasil, Presidente do comitê de auditoria e riscos da Prudential do Brasil Seguros, Presidente do comitê de riscos da Caixa Seguradora e Conselheira Fiscal do Instituto Brasileiro de Atuaria (IBA), da Associação de Mulheres no Seguro (Sou Segura) e do Instituto de Identidade do Brasil (ID_BR).
Professor Titular de Direitos Humanos; Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Líder do Grupo de Pesquisa sobre Direito e Direitos dos Refugiados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Tributário e Previdenciário e na área de Direitos Humanos. Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), Mestrado em Direito Tributário (1978); Doutorado em Direito das Relações Sociais (1992) e Livre-Docência em Direito Previdenciário (1998). Membro da Academia Paulista de Direito, da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Nacional de Seguros e Previdência e da Academia Brasileira de Direito Tributário. Coordenador da Revista Brasileira de Direitos Humanos.
Confira a programação que preparamos para esse Seminário.
* Agenda sujeita a alterações
Agradecemos o patrocínio e apoio dos seguintes parceiros institucionais, cujo compromisso e contribuição foram essenciais para a realização desse Seminário.
A data-limite para realizar trocas ou cancelamento de inscrições é até o dia 5/5/2025. Após essa data, todas as inscrições serão consideradas como definitivas, sem a possibilidade de devolução dos valores pagos.
O evento contabilizará crédito no PEC IPCOM (8 pontos) e no PEC ICSS (4 pontos). Contudo, para que esse crédito seja devidamente considerado, você precisa preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição e assistir a toda a programação.
Os dados pessoais informados na ficha de inscrição para eventos poderão ser compartilhados com os associados da APEP e do IPCOM, patrocinadores, parceiros e prestadores de serviços, para promoção de suas atividades em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, nº 13.709/2018.
A sua imagem poderá ser usada, de maneira coletiva e meramente ilustrativa, no material de divulgação do evento, incluindo peças digitais, audiovisuais, e físicas, em todos os canais de comunicação da APEP, do IPCOM e dos patrocinadores.